TOP 5 // Livros censurados

Oi pessoal!

Esse mês eu fiquei muito em dúvida sobre o que escrever nesse TOP 5. O mês de junho no Brasil é, normalmente, o mês dos Namorados e, esse ano, o mês da tão comentada Copa do Mundo de Futebol. E esses dois assuntos estão tão desgastados para mim que até me desanimei de escrever. Por isso, decidi pesquisar outras datas comemorativas desse mês.

É em junho que o inverno tão amado por mim inicia, comemoramos também o Dia Mundial do Meio Ambiente (hoje, 5), o Dia do Imigrante (21) e o Dia da Língua Portuguesa (10). Mas a data que eu escolhi para lembrar hoje é o Dia da Liberdade de Imprensa, comemorado mundialmente no dia 3 de maio, mas também no Brasil no dia 7 de junho.

Tenho certeza de que a primeira coisa que vem à cabeça de vocês é o oposto da liberdade, ou seja, a censura; e, neste caso, a censura praticada durante a Ditadura Militar brasileira. Eu também pensei nisso, já que esse período gera inúmeras discussões ainda hoje, seja no meio acadêmico ou no meio "comum" mesmo. Mas então resolvi trazer a discussão para o lado literário e percebi que, ainda hoje, no século XXI, existem livros sendo censurados em algumas partes do mundo e que são bem conhecidos por nós. E foi então que eu resolvi que esse seria o tema do TOP 5 do mês de junho! Vamos lá?


O primeiro deles é Harry Potter (J. K. Rowling), o maior fenômeno moderno da literatura juvenil. A serie que conta a história do bruxo órfão e de seus amigos foi censurada nos Emirados Árabes Unidos, por incitar a bruxaria. E em outros países, como o próprio Brasil e os EUA, a saga gerou discussões no meio religioso. Fazer o que né? Mal sabem eles que estão perdendo uma grande história de amor e amizade.

Logo depois, escolhi Admirável Mundo Novo, do Aldous Huxley. Esse livro, lançado em 1932, foi banido de algumas bibliotecas municipais dos EUA por pais que acreditavam que o livro passava a impressão de que o sexo promíscuo é algo legal. A história se passa em um futuro fictício, onde o conceito de família não existe e, por isso, o sexo é incentivado.

Em terceiro lugar, cito o livro Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll). Na província de Hunan, na China, o livro é proibido porque "ofende a inteligencia humana" ao dar aos animais qualidades humanas. Vai saber o que se passa na cabeça desse povo ao defender isso, mas, sem querer julgar a cultura desses lugares, eu ri muito quando li isso. Não é possível...

Há ainda o famosíssimo O Código da Vinci (Dan Brown), que foi proibido no Líbano após queixas de que o livro seria uma ofensa ao cristianismo. Pouco tempo depois de seu lançamento o livro foi retirado das estantes das livrarias e as editoras foram proibidas de distribuí-lo.

E por último, e o que mais me chamou a atenção, é o livro As Vantagens de ser Invisível (Stephen Chbosky). O livro foi lançado em 1999, mas no último ano se tornou um sucesso de vendas devido a sua adaptação para o cinema. Pois é, este livro está banido em algumas bibliotecas americanas por tratar abertamente de sexualidade e drogas. É de ficar com o queixo caído, né?


Existem ainda vários outros livros que estão proibidos pelo mundo, como o Cinquenta Tons de Cinza, Jogos Vorazes e 1984. Vocês conhecem outros? E o que acham desse tipo de censura? Me contem ai nos comentários. Eu, particularmente, acho um absurdo. As pessoas deveriam ter a liberdade de escolher o que querem ler, independente de sua religião, cultura ou orientação política. Infelizmente (para os censores) a literatura nos faz seres pensantes e isso não é nem um pouco interessante para os que estão "no poder".

Até a próxima!


[Fontes: 1, 2, 3]
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Uau não tinha ideia de alguns títulos mencionados tinham sido banidos em certos países. EU sinceramente acho uma grande bobagem. =/

    A moral é tirar a mensagem positiva dos mesmos!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal


    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, alguns livros mencionados eu já sabia que tinham sido censurados, outros fiquei de boca aberta.
    Isso inclusive mostra como são diferentes as culturas e crenças de cada lugar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês!
      Muito obrigada. :)
      Realmente, alguns a gente até imagina que serão censurados, mas outros... é de ficar de boca aberta mesmo.

      Excluir

 
Voltar ao topo