Página #21 - Quem é você, Alasca? (John Green)





Quem é você, Alasca?
John Green
Editora WMF Martins Fontes
229p.
Skoob | Orelha de Livro

Mais um livro lido do John Green, vulgarmente conhecido como João Verde!
Quem é você, Alaska? foi publicado pela primeira vez em 2005 e é o primeiro romance do autor. Com mais esta leitura, pude constatar que, além de escrever romances Young Adults, John Green já pode ser considerado um estilo. Sim, é isso mesmo que você acabou de ler. Para mim, John Green tem um estilo de escrita bem próprio. Ele escreve para adolescentes, sobre temas típicos dessa idade, mas com certas reflexões adultas.

Infelizmente (ou felizmente, sei lá), para um livro se tornar meu favorito, ele tem que mexer emocionalmente comigo, e isso não aconteceu com Quem é você, Alasca?. Eu queria muito que isso tivesse acontecido, porque A Culpa é das Estrelas foi sensacional pra mim, mas Cidades de Papel nem tanto.

Quem é você, Alasca? vai contar a história de Miles, um adolescente que coleciona últimas palavras dos mais diversos famosos, e que, cansado de sua vida sem graça, decide ir em busca de seu "Grande Talvez". Para isso ele resolve estudar em um colégio interno (à la Hogwarts) e lá conhece Coronel e Alasca, por quem descobrirá sentimentos ainda inéditos em sua vida.

Alasca é o oposto de Miles; é popular, bonita, conhece muita gente, fuma, bebe e não tem medo de se divertir. Com os dois, Miles vive aventuras dentro da escola e acaba se despindo um pouco do seu manto de nerd solitário. Em alguns momentos eu me surpreendi com a descrição de certas cenas, pois acredito que John Green foi bem corajoso e ousado com suas palavras (ao menos eu não esperava aquela linguagem em um YA).

A primeira parte do livro se passa antes do 'grande acontecimento', o que dá mais da metade da história, e o que mais me motivou a continuar lendo foi querer saber o que era de fato esse 'grande acontecimento'. Mas quando cheguei lá, eu não fui surpreendida, pois realmente já esperava o tal acontecimento.

O livro é muito bem humorado e os personagens são bem construídos, mais características do 'estilo John Green'. O que não me cativou foi a história em si. Eu acredito que o que ocorreu comigo foi culpa desse estilo de escrever do autor. Conforme você vai lendo alguns de seus livros, você percebe que existe um modelo de história, à qual todos os livros seguem e talvez, para mim, que já passei da idade "YA", isso torne a leitura cansativa. Falo isso porque percebi que minha empolgação com as leituras do autor foi diminuindo a cada livro.

Por fim, minha conclusão é que John Green é legal, é divertido, é uma leitura rápida, despretensiosa, mas que não vai mudar a sua vida (ou a minha pelo menos!). Por isso, recomendo que não leiam um livro atrás do outro, porque pode ser que a leitura fique bem cansativa. #ficaadica


*Li Quem é você, Alasca? através do grupo do Livro Viajante no Skoob.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Oi Petra, tudo bem?
    Quem é Você, Alasca? Foi o primeiro livro do autor que eu li e eu gostei, mas concordo com você sobre ler os livros do autor um seguido do outro, acaba se tornando cansativo. Enfim, achei quem é você, Alasca? e Cidades de Papel muito parecidos, parecia que o autor só mudou um pouco do final, mas os personagens tem personalidades idênticas! Né.
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  2. O primeiro livro que li de John Green foi A Culpa é das Estrelas, quando ele ainda era bem ninguém aqui no Brasil, e, por não ter muito o que esperar, tive uma agradável surpresa. Mas, depois ele passou a ser colocado como deus por muitos leitores, muitos elogios eram feitos feitos aos seus livros e, quando fui ler mais dois (Quem é você, Alasca? e Will & Will) simplesmente odiei.
    Também já passei da idade dos YA, mas quando se trata de um YA bom eu quase me esqueço disso. Acontece que os de John Green não são, e são o típico young adult, daqueles que só o público alvo acabará gostando, enquanto os outros leem livros "de verdade". Não leio mais nenhum livro do autor, nem que me paguem (talvez, pagando muito bem, mas não há dinheiro que me faça gostar hahahah).
    Ah, e venho aqui avisar que te marquei em uma tag! Espero que goste e se divirta respondendo!
    http://mundosnaestante.blogspot.com.br/2015/01/one-lovely-blog.html

    Abraços, Adan
    http://mundosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo