TOP 5 // Dia Mundial da Saúde - 5 Sick-lits

No próximo dia 7 será comemorado o Dia Mundial da Saúde. Essa data foi escolhida em 1948, pela Organização Mundial da Saúde, como uma forma de alerta à população sobre os principais problemas que podem atingi-la. Segundo a OMS, ter saúde é

"garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia"

Pensando nessa data, resolvi trazer hoje uma lista com 5 sick-lits. Esse gênero, que pode ser traduzido para o português como "literatura doentia", tem crescido no último ano e ganhado grande visibilidade nas listas dos mais vendidos. Ele traz enredos protagonizados por jovens, com enfermidades séries, como câncer, depressão e anorexia; e tenta, de certa forma, mostrar ao leitor como esses jovens enfrentam problemas extremamente difíceis.

Vamos a lista, então?


O primeiro dessa lista e, na minha opinião, o mais emblemático do gênero é A Culpa é das Estrelas de John Green (Skoob | Orelha de Livro). O lançamento desse livro foi o boom do gênero e, a partir dele, começou-se a conhecer mais esse tipo de história.

A Culpa é das Estrelas conta a história de Hazel Grace, uma menina de 16 anos que convive com um câncer de tireoide em estágio terminal. Eu já escrevi um texto aqui no blog sobre ele, quem quiser saber mais é só clicar aqui.



O segundo livro que eu trago aqui hoje é O Lado Bom da Vida de Matthew Quick (Skoob | Orelha de Livro), que também vem dessa leva do último ano. Esse livro traz a história de Pat e Tiffany, dois pacientes psiquiátricos que começam a se aproximar por conta de suas famílias, que acreditam que os dois tem muito em comum.

O Lado Bom da Vida também já tem texto aqui no blog, pra quem se interessar está aqui o link, onde eu falo um pouquinho inclusive sobre a adaptação cinematográfica dele.


Em terceiro lugar vou citar um livro que eu ainda não li, porém sou perdidamente apaixonada pelo filme. Estou falando de Um Amor para Recordar do Nicholas Sparks (Skoob | Orelha de Livro). Eu não sei exatamente quando ele foi lançado, mas o filme é de 2002 e a história se passa na década de 1950. Nele temos, mais uma vez, a história de uma jovem que sofre com câncer. Dessa vez trata-se de Jamie Sullivan, portadora de leucemia. Ela sofre uma reviravolta em sua vida quando conhece Landon Carter.
O filme é lindo e acredito que o livro deva ser igual. Pretendo lê-lo ainda esse ano, então aguardem o texto sobre ele. 


O quarto livro é Os Sofrimentos do Jovem Werther de Goethe (Skoob | Orelha de Livro). Nesse livro, a doença tratada é de caráter psicológico. Werther é um jovem que nutre um amor platônico por Charlotte, a moça corresponde o amor dele, mas está prometida a outro rapaz e acaba afastando-o de si. O amor de Werther é extremamente doentio e sua vida não faz sentido sem Charlotte.

Os Sofrimentos do Jovem Werther foi publicado em 1774 e desde então é considerado uma obra-prima da literatura mundial. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profunda que é a narrativa de Goethe.



O quinto e último livro dessa lista talvez não seja considerado realmente um sick-lit, mas pra mim faz todo o sentido estar aqui. Este livro é Otelo, O mouro de Veneza de Shakespeare (Skoob | Orelha de Livro), e também é de natureza psicológica.

Otelo vive um casamento feliz com Desdêmona até que intrigas suscitam o ciúme dele. As crises são totalmente injustificadas e o desencadeamento da história é muito triste. A narrativa de Shakespeare é perfeita e conseguimos perceber claramente a evolução da doença de Otelo.


Existem ainda dezenas de outros livros que podiam estar nessa lista, tanto novos quanto mais antigos. No Goodreads tem uma lista imensa com alguns títulos, que você pode conferir aqui. Eu recomendo uma pesquisadinha rápida no Google e você vai descobrir mais um monte de títulos desse gênero.

Me contem o que acharam da lista e se conhecem ou já leram algum outro livro sick-lit. Espero que tenham gostado! Até mais. ;)


Fontes: [1,2]
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Destes livros, já li apenas A Culpa é das Estrelas e gostei bastante. Tirando Um amor para recordar, todos os outros livros estão na lista de futuras compras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo