Páginas Vs. Frames // Desculpa se te chamo de amor

No começo fiquei meio confusa, pois o autor conta várias histórias ao mesmo tempo e eu não conseguia achar uma ligação, tive até vontade de pular alguns capítulos pra voltar pra história principal, achei que nem ia conseguir terminar de ler o livro, mas ai eu li algumas resenhas falando bem e consegui me interessar pela história novamente.

O que poderia acontecer quando uma menina de 17 anos e um rapaz de quase 37 se esbarram por acaso? Nada? Não nesse caso... pois é de Niki e Alessandro que estamos falando. Ele acabou de ser largado pela quase noiva e ela está no último ano da escola, juntamente com suas amigas Ondas (Olly, Dilleta e Erika). Niki tem um jeito único de ser, ela é super alegre e toda espevitada, se eu conhecesse ela pessoalmente, provavelmente não ia gostar nem um pouco, mas acontece que é ela que faz a "magia da história" acontecer.

Alessandro é publicitário e precisa que sua campanha seja aceita para manter seu emprego, por isso, quando Niki "oferece" ajuda, ele se vê envolvido com a garota e, a partir dai, é quase impossível não pensar em romance. Por mais que haja uma diferença de vinte anos de idade entre eles, não há nada que impeça esse relacionamento. Niki é exatamente o que Alessandro precisava naquele momento da sua vida, ela traz de volta a juventude, o entusiasmo, a alegria, a descontração que Alessandro já havia esquecido que podia existir.

O livro é cheio de clichês, mas que romance não é, não é mesmo? Mas eu acredito que, neste caso, os clichês foram os pontos altos da história. Eu fiquei esperando pelo momento em que Alessandro conheceria as amigas de Niki e os seus pais, o momento em que eles iriam se declarar um pro outro, entendem o que eu quero dizer? Niki me surpreendeu durante o livro, porque, mesmo achando ela beeem meio infantil, senti que certas atitudes foram adultas.

Pra mim o livro merece 4 estrelas. Tive que tirar uma por causa daquelas histórias paralelas que me incomodaram durante toda a leitura e que eu só fui saber pra que serviam no final do livro. Eu já mencionei que gosto de histórias com poucos personagens né? Pois então, achei bem inútil contar essas outras histórias, porque no final nem fizeram tanta diferença. De qualquer jeito, o livro está recomendado!!
Vs

Primeiro. A tradução do título é horrível!! Lição de amor?? Segundo. Eu nunca assisti a um filme italiano e foi muito estranho. Terceiro. O filme é dirigido pelo próprio Federico Moccia e isso é ótimo!

Bom, acho que essas três proposições já explicam todo o meu sentimento com relação ao filme. A adaptação é maravilhosa, não lembro de ter assistido nenhum filme onde o próprio escritor é o diretor e eu achei perfeito isso! Claro que muita coisa foi cortada, mas as principais cenas estão lá e, melhor ainda, com aqueles detalhezinhos que você pensa "Putz, que perfeito!". Porém... sim, sempre tem um porém... Filmes italianos são muito estranhos pra minha "educação cinematográfica americana". Sério, achei as atuações beem "charlatãs", de todos os atores. Talvez o único que se salve seja o Raoul Bova, que interpreta o Alex, mas mesmo assim não é lá grandes coisas. Mas gente, isso tudo é na minha opinião tá? Eu não conheço o cinema italiano e não faço a mínima ideia de como é a estética cinematográfica deles, então, se você está acostumado com o cinema hollywoodiano como eu, acredito que terá essa mesma impressão. Isso não quer dizer que o filme não seja bonitinho, é sim! Vale a pena ser visto, principalmente por quem já leu o livro. E, para aqueles que ainda não leram, quem sabe depois do filme surge aquela vontade!

Referências
Livro: MOCCIA, FEDERICO. Desculpa se te chamo de amor. Editora Planeta, 2009.
Filme: Lição de amor. Federico Moccia. Itália, 2008.
*Li Desculpa se te chamo de amor através do grupo do Livro Viajante no Skoob.
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Oie!
    Só li Sou Louco por Você do Moccia e gostei bastante.
    Quero muito ler este e não sabia que tinha adaptação. Mas e esse nome? Aff, desanima!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com
    P.S: Desculpa demorar para visitar o blog, minhas provas terminaram ontem então estou meio atrasada! Mas espero que isso não volte a acontecer ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Marcela!
      Não tem problema, não. Volte sempre que puder. :)

      Excluir
  2. Oii tudo bem ?
    Esse livro já está há um tempinho aqui em casa e ainda não tive tempo de ler. Só tenho visto resenhas boas falando dele, gosto de um bom romance e como vc disse que romance não é clichê né?

    Bom, vamos ver s eleio ele logo

    Beijos, Ivana

    Http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo