TOP 5 // Livros que marcaram a minha vida

Semanas atrás surgiu no Facebook uma brincadeira e eu fui marcada três vezes. O desafio era indicar 10 livros que marcaram a minha vida. Eu achei que tinha tudo a ver com o blog e resolvi transformar essa brincadeira em um post. Eu sempre faço um TOP 5 no dia 5, mas por conta do desafio vou fazer um TOP 10 hoje, ok?

Especialmente pra Natalia, Sara e Ana, ai estão minhas indicações mais ou menos em ordem cronológica. Vou tentar não me estender muito pra não ficar muito grande esse post.

1. Através do Espelho - Jostein Gaarder (Skoob | Orelha de Livro)
Foi um dos primeiros livros que eu li na vida e foi impossível não me apaixonar por ele. A história é muito bonita e faz a gente pensar muito na vida e nas nossas relações familiares. Acredito que quem gostou do mais recente A Culpa é das Estrelas, vai gostar desse também, apesar de ser um pouco menos romanceado e mais 'filosófico'.

2. Série Harry Potter - J.K. Rowling (Skoob | Orelha de Livro)
Não preciso nem explicar porque, né? Harry Potter transformou a minha vida de uma forma impressionante. Se antes eu já lia bastante, foi com Harry Potter que eu me viciei nisso e nunca mais consegui parar. Eu cresci acompanhando a série, fiz amigos por causa disso (né Sara?!), fiz amigos viciarem nisso e vou levar essa experiência pro resto da vida! Harry Potter não tem explicação!

3. A viuvinha - José de Alencar (Skoob | Orelha de Livro)
Esse foi um dos primeiros clássicos que eu li e nem lembro por qual motivo. Mas foi por causa dele que eu comecei a gostar desse "gênero". Depois de A viuvinha eu li váários outros que eu gostei demais.

4. Veronika decide morrer - Paulo Coelho (Skoob | Orelha de Livro)
Depois que eu já estava completamente viciada nesse negócio de leitura e meus pais perceberam que eu ficava muito chata se eu não tivesse um livro nas mãos, eu comecei a ganhar vários. Na época tinha uma coleção do Paulo Coelho que vinha junto com a Revista IstoÉ e eles resolveram me dar. De todos os livros, Veronika decide morrer e Onze Minutos foram os que mais me marcaram. Veronika decide morrer me fez pensar em tudo que a gente considera 'normal' nesse mundo e qual o sentido da loucura, ou daquilo que chamamos de loucura.

5. Eram os deuses astronautas? - Erich von Däniken (Skoob | Orelha de Livro)
Meu pai sempre me falava desse livro e até hoje ele é fissurado pelas ideias desse cara. Quando eu resolvi ler, tomei um susto! Fiquei maluca com as teorias do Däniken e comecei a pesquisar um monte. O que me marcou mesmo nesse livro foi que eu passei a pensar mais no universo, a ver que talvez as coisas não sejam daquele jeito que a gente aprende na escola. Acho que passei a ser mais crítica com relação às teorias. É sempre muito legal conhecer várias explicações para um mesmo fenômeno.

6. O perfume - Patrick Süskind (Skoob | Orelha de Livro)
Eu não me lembro como O perfume veio parar nas minhas mãos, mas lembro da sensação que foi terminar de lê-lo. Eu queria conseguir gritar pro mundo inteiro o quanto esse livro é maravilhoso! Foi uma das primeiras histórias mais adultas que eu li e até hoje eu não sei explicar essa sensação. Ele é fantástico! Dá medo, nojo, arrepio, ansiedade, desespero... muita coisa ao mesmo tempo.

7. O bem-amado - Dias Gomes (Skoob | Orelha de Livro)
Esse foi um livro bem importante pra mim. Foi o texto escolhido para a minha última peça no Curso de Teatro que eu fazia e eu não concordava com a ideia, não queria ler de jeito nenhum. Mas decisão é decisão e eu me rendi. Depois de alguns meses e de ler mais de 20 vezes (muito mais com certeza), eu percebi a beleza dessa história. Percebi que a gente não deve julgar um livro por seu gênero, porque sempre há os livros bons e os ruins.

8. Anjos e Demônios - Dan Brown (Skoob | Orelha de Livro)
Apesar de não parecer, Anjos e Demônios é um livro que fala bastante sobre a espiritualidade das pessoas. Na época que eu li, eu estava repensando tudo aquilo que eu acreditava e tentando criar a minha própria crença. Anjos e Demônios me ajudou muito nessa empreitada e foi, em grande parte, por causa dele que hoje eu tenho a compreensão de igreja que eu tenho. Muitos talvez não entendam, pois foi um momento muito pessoal, De qualquer forma, esse é o melhor livro do Dan Brown e é dele o quote do primeiro post do blog!!

9. Jogos Vorazes - Suzanne Collins (Skoob | Orelha de Livro)
Depois que eu entrei na faculdade li pouco de literatura. Jogos Vorazes marcou minha volta a esse mundo. Foi depois dele que eu comecei a escrever de verdade no blog, a traçar metas literárias novamente, a esperar ansiosamente por uma adaptação cinematográfica e a conversar 'vorazmente' com alguém sobre um livro. haha

10. Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter (Skoob | Orelha de Livro)
Essa é uma leitura bem recente ainda e esse mês eu posto o Páginas Vs. Frames dele. Mas vou adiantar que o que mais me marcou nesse livro foi a fé e o comprometimento que existe no amor dos protagonistas, que são também os autores do livro. A história é curta, mas mostra um amor maduro que eu nunca tinha visto em nenhuma outra. É lindo de verdade!


Bom, ficou um pouco longo, mas essas foram as minhas escolhas! Se alguém mais participar desse desafio, deixe o link aqui nos comentários para eu poder ler também. Até mais gente! :)
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Harry Potter e Jogos Vorazes com certeza marcaram minha vida tbm!! Mt legal o post!

    Adorei o blog, estou seguindo! Segue de volta? :D
    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo