Páginas Vs Frames - Um Dia

Hey pessoal, tudo bem?
Já fazem algumas semanas que eu li e assisti Um Dia e hoje vim aqui contar para vocês um pouquinho do que achei do livro e do filme.

Primeiramente, para aqueles que ainda não conhecem, a história é sobre um casal que se conhece na faculdade, acabam passando a noite juntos no dia da formatura, mas que, ao longo dos anos, se tornam melhores amigos. Tanto no livro, como no filme, a história é contada mostrando apenas um dia por ano, durante 20 anos (1988-2008). Esse dia é 15 de julho, dia de São Swithin.

A minha expectativa me indicava que seria um romance clichê, bem água com açúcar. Mas acabou sendo uma leitura com tom biográfico. Me lembrou um pouco o livro Para Sempre (Kim e Krickitt Carpenter), embora o enredo não tenha nada de parecido. Talvez o que tenha me chamado a atenção foi a vontade dos personagens de estarem juntos e de zelar pela relação. Faz sentido?

Ao longo do livro pude perceber muito bem a evolução e crescimento dos personagens e como eles vão se aproximando mais e mais. Nos primeiros anos narrados eles são completamente opostos e, para mim, não fazia sentido nenhum os dois serem amigos. Mas conforme os anos vão se passando tanto a Emma quanto o Dexter amadurecem (cada um do seu jeito, embora o Dexter nem tanto), e dá pra notar, pelas decepções amorosas, pela frustração na vida profissional, que os dois tem muito em comum.

Gostei muito da estrutura do livro e da voz do narrador, principalmente quando ela era bem marcada. Só não entendi a referência ao dia de São Swithin. Alguém me explica?
Quanto ao final... bom... o final! Foi exatamente por causa dele que não achei este um romance clichê. Apesar de não ser tããão inédito assim, nem passou pela minha cabeça que algo diferente iria acontecer. Quase morri!

Mesmo com alguns momentos engraçados, o livro foi bem triste para mim e eu acabei classificando como 3 estrelas, porque senti que ficou faltando alguma coisa. :/

Achei o filme bem fiel ao livro e só não me emocionou tanto porque eu já conhecia a história. Tem um quê de Nicholas Sparks e eu gostaria de ter assistido antes, pois teria me feito chorar bem mais. Claro que para o cinema a história é muuuuito mais romanceada e tudo acaba passando mais rápido, mas no geral, achei a história bem completinha e os personagens quase idênticos ao livro, sem tirar nem pôr. :)


Referências
Livro: NICHOLLS, DAVID. Um dia. Editora Intrinseca, 2012.
Filme: Um dia. Lone Scherfig. EUA, 2011.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo