Trilha Sonora - De Camus a The Cure

Hoje é dia de Trilha Sonora. Como vão vocês? A coluna de hoje traz o grande nome do Pós-Punk, The Cure, e o filósofo e prêmio Nobel de Literatura, Albert Camus.



Albert Camus (1913-1960) foi escritor, filósofo e ensaísta francês. Curiosamente, ele não nasceu na França, e sim, na Argélia, quando essa ainda era uma colônia francesa. Camus também foi jornalista militante na Resistência Francesa (La Résistance, 1940-1944), um movimento de franceses que eram contra a submissão do Estado Francês ao poder nazista.

Em 1942, foi lançado o romance mais popular de Camus, O Estrangeiro (L'Étranger, no original). Esse livro é parte do Ciclo do Absurdo, trilogia artística composta pelo livro O Estrangeiro, o ensaio O Mito do Sísifo (Le mythe de Sisyphe), lançado em 1942, e pela peça Calígula (Caligula) de 1941. Essas obras juntas são conhecidas como Ciclo do Absurdo porque descrevem a característica básica da filosofia de Camus, o Absurdo.

O Estrageiro narra a saga de Meursault, um homem que recebe um telegrama com notícias da morte de sua mãe, e sua incapacidade de sentir qualquer coisa em relação à morte dela e ao assassinato que comete dias depois, numa praia, onde encontra o irmão de uma ex-namorada, chamado apenas de "o Árabe".


Em 1978, a banda inglesa The Cure lançou seu primeiro single, Killing An Arab (Matando O Árabe, em português), que é uma referência ao livro de Camus. O que talvez não tenha sido uma boa ideia para o The Cure, pois a canção foi considerada xenófoba, o que rendeu muitas críticas a banda, que mudou a letra da música em várias apresentações. Algumas das alterações feitas foram Kissing An Arab (Beijando o Árabe) e Killing Another (Matando Outro). Apesar do mal-entendido e da música ter ficado de fora do primeiro disco da banda, Three Imaginary Boys (1979), Killing An Arab é um clássico da banda e foi relançada na versão norte americana de seu segundo disco, Boys Don't Cry (1980). 





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo