Páginas Vs. Frames // Um amor para recordar

CONTÉM SPOILERS

Hey pessoas!
Hoje venho aqui para falar novamente sobre um livro do Nicholas Sparks. Dessa vez, diferente do que ocorreu com Querido John, eu já conhecia a história muito bem. Mesmo assim, me surpreendi imensamente.

Um amor para recordar foi publicado em 1999 e tem como narrador Landon Carter, um rapaz, de certo modo, irresponsável, no último ano do colégio e que procura uma garota para levar consigo ao baile da escola. Após tentar convidar todas as garotas que conhece, a última chance de Landon é Jamie Sullivan, a filha do pastor da cidade e, talvez, a garota mais estranha da escola. Jamie é uma menina extremamente bondosa, recatada, que não mede esforços para ajudar quem precisa, mesmo sem que ninguém tenha lhe pedido ajuda.

Daquela noite em diante, Landon e Jamie, aos poucos, vão se aproximando e passando a fazer parte do mundo um do outro, o que os possibilita se apaixonarem. E, assim, conhecemos "A história mais comovente de todos os tempos".

Eu me surpreendi com este livro, pois imaginava que ele seria a versão escrita do filme e percebi que não tem nada a ver com isso. Na minha visão, tanto livro quanto filme contam a mesma história, porém destacando acontecimentos diferentes. A impressão que eu tenho é que ouvi a história ser contada por pessoas diferentes, sabe como?

Isso me deixou muito feliz! Foi extremamente gostoso de ler esse livro. Ele estava na minha estante há algum tempo e ficou lá apenas esperando o momento certo para ser lido. Como eu já conhecia a história e sabia de todo o drama que o Nicholas Sparks coloca ali, não tive pressa para lê-lo. Foi o tipo de livro que já fazia parte da minha lista de favoritos antes mesmo de eu ler.

Vs.

O filme Um amor para recordar é, com certeza, o meu filme preferido da vida. Eu não faço a mínima ideia de quantas vezes já o assisti, pois perdi as contas. Provavelmente já foram mais de 40 vezes! Sem brincadeira. Por isso, eu podia ter ficado super revoltada e decepcionada ao ler o livro, mas fiquei bem feliz de conhecer essa história tão bonita, contada de uma outra forma. Por exemplo:

No filme, Jamie possui uma lista de coisas para fazer e Landon realiza alguns desses desejos. No livro essa lista não existe, mas isso não quer dizer que ela não POSSA existir, não é mesmo?

No filme, o casal passa uma noite no cemitério, vendo as estrelas, coisa que Jamie adorava fazer. No livro a cena também não existe e, mais uma vez, nada impede que ela tenha de fato ocorrido.

No livro, Landon não parece ser tão babaca e badboy quanto no filme. Tanto que ele considera a hipótese de convidar Jamie para o baile. O Landon do filme não faria isso, não. O que eu quero dizer é que a emoção do filme é perceber a mudança do Landon conforme ele vai se apaixonando pela Jamie, isso acontece lentamente e ele não percebe.

Entendo que, no filme, essa mudança do Landon foi o milagre que a Jamie esperou durante toda a sua vida. Mas, no livro, eu fiquei confusa! Pra mim o final pareceu bem aberto e passível de diferentes interpretações. Alguém mais teve essa impressão?

***

Eu li a versão econômica de bolso da Editora Novo Conceito e super recomendo! Tem quem não goste, mas eu adoro essas edições com a folha bem fininha, que parece jornal. O livro fica muito leve, abre fácil e deixa a leitura mais gostosa para mim.
E quanto ao filme, eu nem preciso dizer que eu recomendo também, né? O filme é per-fei-to!!


Referências
Livro: SPARKS, NICHOLAS. Um amor para recordar. Editora Novo Conceito, 2012.
Filme: Um amor para recordar. Adam Shankman. EUA, 2002.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo