Páginas Vs. Frames // Garota Exemplar

Oi pessoas!
Já vou começar esse texto dizendo que pode, sim, conter spoilers. Portanto, CUIDADO!!

Eu comecei a ler Garota Exemplar em março deste ano, para o Desafio Literário Skoob 2014. Eu não tinha ideia sobre o que tratava o livro, apenas sabia que era um suspense. Ganhei o meu exemplar através de um sorteio na blogosfera e só não o troquei porque achei a capa muito bonita! Ainda bem, viu!! Hoje ele faz parte da minha lista de favoritos e já é, sem sombra de dúvidas, o melhor livro lido em 2014. Já tem texto sobre ele publicado no blog > (link), então hoje vou falar bem rapidinho.

Garota Exemplar é um thriller psicológico, que narra a história conturbada de amor de Amy e Nick Dunne. O livro começa com o sumiço de Amy no dia do quinto aniversário de casamento dos dois e ao longo dos capítulos vamos desvendando esse mistério, até chegar no final mais inesperado e de cair o queixo. Nick é o principal suspeito do sequestro e contribui para essa imagem com atitudes inadequadas.

O que mais me cativou na história foi a forma como a narrativa foi se desenvolvendo e permitindo que, a cada capítulo, eu descobrisse uma coisa nova. Por isso, é impossível ler este livro com o mesmo sentimento do começo ao fim. Os capítulos fazem você sentir pena, ódio, desgosto, amor, e mais uma infinidade de sentimentos pelos personagens.

É aí que vem a parte frustante... o filme. Eu realmente não queria falar isso para vocês, mas foi como eu me senti, frustrada! Toda essa emoção que eu senti lendo o livro, não aconteceu no cinema. Não sei se é porque eu já conhecia a história, mas a minha sensação ao começar o filme é de que toda a história já estava ali, jogada na cara do espectador. Na primeira cena a Amy já aparece com cara de psicopata e a trilha sonora contribui dez vezes pra isso. Pra mim não teve surpresa!

Eu vejo o livro divido em três partes, na primeira eu tinha dúvidas quanto ao Nick ser ou não o sequestrador/assassino, na segunda comecei a tentar imaginar porque o casamento dos dois estava tão ruim, e a terceira foi a parte "Como assim? Esses dois tem problemas mentais?". E no filme me pareceu isso tudo misturado, sem a emoção de descobrir aos poucos.

Não digo que seja um filme ruim, porque não é. A atuação dos atores é muito boa, a Margo (Carrie Coon) e a Rhonda (Kim Dickens) estão sensacionais e que surpresa ver o Neil Patrick Harris nesse filme! Eu juro que não sabia que ele fazia parte do elenco e adorei! Achei a adaptação bem legal, não senti falta de nenhum detalhe da história. As pistas da caça ao tesouro, O Bar, os repórteres malucos, a vizinha doida, a Amy Exemplar, o shopping abandonado... tudo está lá. Não sei explicar o que saiu errado.

Eu não sou uma pessoa que dá bola para spoilers, pode me contar o quanto quiser. Mas com a história de Garota Exemplar eu tenho que me contrariar. Nesse livro/filme a surpresa faz toda a diferença. Então, meu conselho é o seguinte: escolha ou um ou outro e tenha em mente que, depois que você souber de toda a história, o próximo contato com ela não será tão emocionante.


Referências
Livro: FLYNN, GILLIAN. Garota Exemplar. Editora Intrinseca, 2013.
Filme: Garota Exemplar. David Fincher. EUA, 2014.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Oi Petra, tudo bem?

    Parece uma história muito bacana mesmo! Desde o trailer até as resenhas que li, eu fico muito curiosa em saber o paradeiro da personagem desaparecida, sabe? Eu, provavelmente, vou assistir o filme primeiro... Depois quero ler e ver se o impacto é o mesmo, o que não aconteceu contigo :/
    A dica está anotadíssima.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo