Trilha Sonora - Anthony Burguess X Lana Del Rey

A Copa do Mundo Fifa de 1974 teve como vencedora a seleção da então Alemanha Ocidental, também sede da competição. Mas esta não foi a revelação daquele campeonato, nem mesmo a Seleção Canarinho, que ainda tinha em campo Rivellino e Jairzinho. A grande revelação foi a Seleção Neerlandesa de Futebol, que é comumente chamada de Seleção Holandesa de Futebol, representante dos Países Baixos nos eventos de futebol da UEFA e FIFA.

Saindo de Geografia e voltando à história da Seleção "Holandesa", em 1974 o técnico Rinus Michaels trouxe uma tática inovadora para o gramado, tática essa que consistia em alternar os jogadores em suas posições. Jogando assim os holandeses desclassificaram o Brasil, se tornaram favoritos ao título, foram vice-campeões, e ainda ganharam dois apelidos icônicos. Um deles é "Carrossel Holandês" e o outro dá o ponta pé inicial na Trilha Sonora de Setembro: Laranja Mecânica.


Laranja Mecânica (Clockwork Orange) é um romance de Anthony Burguess (1917-1993), que além de escritor e crítico literário também foi compositor, poeta, radialista, tradutor, linguista e pedagogo. Narrado em primeira pessoa por Alex, Laranja Mecânica nos leva a uma Inglaterra futurística cujos jovens estão inseridos numa cultura de violência extrema (Ultraviolence) e gratuita. Alex, apesar de ser um violento líder de gangue, não é considerado um vilão, mas sim, um anti-herói, já que sua saga também apresenta uma certa redenção. Uma das coisas que mais chama atenção no livro é que ele é em parte escrito num dialeto criado por Burguess chamado Nadsat.

Uma das palavras criadas por Burguess é Ultraviolence, que nos traz a 4 de junho de 2014, o dia do lançamento virtual da canção "Ultraviolence", que também dá nome ao disco da cantora Lana Del Rey.



Laranja Mecânica já tinha conquistado uma porção de fãs como livro mas o lançamento do filme homônimo em 1971, dirigido, produzido e roteirizado pelo cultuado diretor, Stanley Kubrick (do qual que já falei em outro post), só ajudou a popularizar a obra. Ainda que ela seja melhor aceita em subculturas urbanas como o Punk, o Skinhead e o Metal, por seu conteúdo pesado, as referencias à Laranja Mecânica na cultura pop são várias e seria impossível listar todas. Mas separei algumas e é provável que Laranja Mecânica volte a aparecer por aqui.

Obrigado a todos que leem, comentam, compartilham. Grande abraço e até mais.



Eminem na capa da Spin

Capa da MAD


Simpsons: TREEHOUSE OF HORROR V (1994)


Clipe de Ultraviolence
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo