Os Sofrimentos do Jovem Werther
J. W. von Goethe
Editora Estação Liberdade
180p.
Skoob | Orelha de Livro
Os Sofrimentos do Jovem Werther é um clássico da literatura mundial lançado em 1774. Este livro inaugura o chamado Romantismo Alemão e tem um tom autobiográfico. Algumas biografias do autor apontam a paixão avassaladora pela noiva de um colega e a (quase) tentativa de suicídio, como momentos emblemáticos para a construção dessa história.
O romance epistolar escrito por Johann Wolfgang von Goethe, conta a história de Werther que, por motivos de trabalho, encontrava-se distante de sua família, porém permanecia conversando com seu amigo Wilhelm através de cartas. A partir delas conhecemos Lotte, a amada do protagonista, que estava prometida a Albert. Com o tempo, Werther se apaixona cada vez mais por Lotte e nutre uma admiração por Albert. Sua paixão é correspondida, mas por não conseguir aguentar o noivado de Lotte, Werther se muda para outra região.
Infelizmente, Werther não suporta ficar longe da moça e volta para o convívio dela e de sua família. Mesmo gostando dele, Lotte lhe repele, pede para que ele nunca mais a visite. Louco de amor, Werther se despede e decide suicidar-se, pois sua vida já não teria mais sentido.

Para vocês terem ideia, apesar da curiosidade, eu tinha receio de ler o livro e ficar meio abalada. Isso não ocorreu, ao contrário, a leitura fluiu muito bem e quando o livro acabou eu nem acreditei, de tão curto que ele é. Achei muito interessante a discussão que o Goethe levanta sobre a paixão doentia e o ciúme e também sobre as razões para se viver. É legal perceber como o tempo mudou nossa percepção com relação aos relacionamentos.
Enfim, para quem gosta dos clássicos, essa é, sem dúvida, uma ótima opção!