Trilha Sonora - O Síndico e a Seita


A MPB tem vários ícones os quais deixam suas influências literárias claras, é fácil citar nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque e Tom Jobim, alguns até diriam Jorge Ben Jor, pelo disco A Tábua de Esmeralda de 1974. Mas pouco se lembram do nosso querido Síndico, o Tim Maia.


Na década de 70, Tim conheceu o médium Manuel Jacintho Coelho, o homem que psicografou a coletânea de 1000 livros, Universo em Desencanto, que nada mais é que o conjunto de regras e visão da existência segundo a "Cultura Racional" e seu grande mestre, o Racional Superior.

Tim mais se apaixonou pela doutrina após ler o livro. Largou as drogas e da vida boemia, e tentou ao máximo encontrar a "Imunização Racional" que seria o retorno ao nosso mundo de origem por meio da leitura. Abaixo a explicação tirada do primeiro livro.

"Portanto, nunca é demais repetir que está na leitura o caminho para a Imunização Racional, e pela Imunização Racional os infantes são desenvolvidos, encontrando a felicidade no meio do mal, sem esperar, sem saber que passaram a contar com os poderes do Racional Superior"





Encarte do disco (Google Imagens)
No ápice de sua entrega à Cultura Racional, Tim lançou dois discos totalmente dedicados a essa doutrina, Tim Maia Racional Vol.1 e Vol.2. Diferente do que se imagina a música do Síndico não ficou sisuda, os dois discos são extremamente dançantes e considerados o que há de melhor no Soul e Funk feito no Brasil, ainda que as letras só tratem de assuntos relacionados à Cultura Racional.

E de forma inesperada a Tim Maia e a Cultura Racional, ainda fizeram mais uma contribuição para a música brasileira: o nome Racionais MC's vem dos discos, os rappers são fãs declarados de Tim Maia e até já samplearam canções do mesmo.


Tim Maia Racional Vol.1 e Vol.2

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo