Página #3 - A culpa é das estrelas (John Green)

A culpa é das estrelas
John Green
Editora Intrínseca
288p.
Skoob | Orelha de Livro

Hazel Grace tem 16 anos e há 3 descobriu um câncer terminal. Sua vida é, portanto, prolongada através de um remédio experimental que conseguiu encolher seu tumor (Viva o Falanxifor!). Em uma de suas idas ao Grupo de Apoio a Crianças com Câncer ela conhece Augustus Waters e sua vida tediosa sofre uma reviravolta. Gus é um menino de 17 anos que teve sua perna amputada devido ao osteossarcoma, é bonito, convencido e não tem nem um pouco de medo de correr atrás da felicidade.

A culpa é das estrelas é um romance adolescente, recheado de passagens engraçadas. Sim!, apesar de falar sobre câncer, Green conseguiu trazer para a narrativa a descontração juvenil perfeita. Mas com isso, ele também nos mostra um mundo injusto, porque simplesmente não é justo pessoas sofrerem com uma doença assim. Nem consigo me expressar direito, pois esse sentimento de injustiça me acompanhou durante toda a leitura.

Foi praticamente impossível começar a ler A culpa é das estrelas sem ter a certeza de que algo ruim iria acontecer, ainda mais depois de tanto "merchan" através das redes sociais. Por isso, só conseguia pensar "aaaii, que saco! Porquê hein??" A história é toda perfeitinha, é tudo lindo... mas é injusto! Ponto.

Minha nota pra ele no Skoob foi 4 estrelas, novamente por causa da expectativa não alcançada. Já decidi que preciso parar de ter tantas expectativas e de amar um livro sem antes ter lido! Mas devo dizer que o que não me frustrou nem um pouco foi a escrita leve do John Green. Ele faz escolhas tão sutis, que em alguns casos eu só fui me tocar lá no final. Se você ainda não leu, quando ler, preste atenção na forma como a Hazel se dirige ao Augustus. No início, quando os dois estão fortes, ele é Augustus Waters, porém depois, quando a fragilidade já começa a aparecer, Augustus vira simplesmente Gus, e isso é tão sensacional quando você percebe!

Pra terminar, eu queria falar sobre o título do livro. A culpa é das estrelas foi inspirado nessa frase de Shakespeare, em Julio Cesar, em que Cassius diz a Brutus: "A culpa, meu caro Brutus, não é de nossas estrelas / Mas de nós mesmos, que consentimos em ser inferiores.". Percebemos mais uma vez a injustiça mostrada por Green. Enquanto Shakespeare afirma que nós somos responsáveis pelo nosso destino, Green diz que não, ele diz que a culpa é das estrelas e que nós não temos como interferir nesse destino. Bem queria eu fazer dessa história apenas um romance adolescente com final feliz...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo