Páginas Vs Frames // A Fera

Uma releitura da famosa história A Bela e a Fera, A Fera pode ser vista como um conto de fadas contemporâneo. Nesse livro, de poucos personagens (o que eu gosto muito), somos apresentados a Kyle, um garoto extremamente esnobe, bonito e popular, que após zombar de uma bruxa é transformado em fera. Para que ele volte a ter sua antiga aparência, o garoto precisa encontrar um amor verdadeiro e receber um beijo, que desfará o feitiço.
Eu adoro contos de fadas e, ainda mais, dessas releituras que estão aparecendo por ai ultimamente. O que eu posso falar então sobre A Fera? Digo isso a vocês: A Fera é um romance lindo, fácil de ser lido, digno de contos de fadas mesmo.

Segundo a Wikipédia, os contos de fadas possuem 3 características principais:
- Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
- Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína buscam a realização pessoal);
- Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína.

Quem lê A Fera consegue destacar facilmente essas características na trama. A magia está lá, representada pela bruxa Kendra, aquela que transforma Kyle em uma besta. O problema central de Kyle é acreditar que a beleza é quem dita as regras nesse mundo e, quando se torna um monstro, ele vê toda sua razão de existir se esvair. E os obstáculos que ele enfrenta? O maior de todos é ele mesmo. Kyle precisa primeiro se aceitar, do jeito que é, para que só então possa encontrar alguém que o ame. É esse processo que nós observamos durante o livro e que, confesso, me fez vibrar a cada momento que Kyle se segurava pra não assustar Linda e acabar com toda a confiança que já havia conquistado até então.
O livro pra mim merece 5 estrelas, gostei muito do jeito que a autora conduziu a história e como ela usou os personagens secundários para ajudar na transformação de Kyle. Will e Magda, o tutor e a empregada da casa, são indispensáveis para a história. A Fera, assim como outros contos de fadas, ainda que simples, deixa-nos uma lição no final. Ele nos faz refletir sobre como damos importância a beleza exterior e nos esquecemos de que o que realmente importa é a beleza interior de cada um.

Vs

E agora ainda me resta falar do filme. Pra ser sincera, pensei em nem escrever esse post depois de assistir o filme pela décima oitava vez, porque eu estou realmente confusa! A Fera está na minha lista de filmes preferidos, daqueles que eu assisto de vez em quando pra manter a história na minha cabeça e rever minhas cenas favoritas. Acontece que eu me apaixonei taanto pelo livro, mas taanto, que nem sei como, nem o que falar dele pra vocês. Pra mim o filme é nota 10, é um romance fofo, só que nesse momento eu acho que os produtores pecaram ao manter a beleza do Kyle e não transformá-lo em fera. Porque convenhamos, não seria tãão difícil se apaixonar pelo Kyle só com aquelas cicatrizes estranhas né? (Se você ainda não assistiu é só procurar algumas fotos no Google).
Meu conselho aqui é: Assista ao filme antes de ler o livro peloamordeDeus! Senão você só vai achar defeitos nele e não é bem assim. É um filme bonitinho, típico romance adolescente, e se você gosta do gênero, vai amar! Mas não fique fazendo muito comparação, porque não vai dar certo. Não nesse caso. As características físicas dos personagens são totalmente diferentes, eles deixaram todo mundo bonitinho e bem "comercial de pasta de dente". O filme funciona, é bacana, mas depois de ler o livro eu sinto que falta alguma coisa. Continuo dando nota 10, mas sentindo que podia facilmente ser 11, se não fossem esses pequenos grandes deslizes.

~~~~~~

Acho que o texto ficou um tanto confuso, mas espero que tenham gostado e entendido minha opinião! Se você já leu ou assistiu ao filme, deixe aqui nos comentários a sua opinião. Até a próxima.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo