Trilha Sonora - Pitty, Huxley e Hobbes

Google Imagens
No dia 07 de maio de 2003 o disco Admirável Chip Novo foi lançado. Esse é o primeiro álbum da Pitty. Que já entrega na alcunha a referência literária, Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, publicado em 1932.
Admirável Mundo Novo é um romance de ficção científica, e talvez o maior clássico do gênero, que conta a saga de Bernard Marx, um homem insatisfeito com sua vida e com a sociedade em que está inserido. A sociedade criada por Aldous Huxley é extremamente funcional e, para alcançar tal ideal, ela criminalizou namoros, formar família e pensamento criativo. E extinguiu o conceito de família e ainda adotou uma droga chamada, Soma, que é uma espécie de anti-depressivo que é usada para "sanar" todas as dúvidas, anseios e medos.

Voltando à Pitty, na música Admirável Chip Novo, que dá nome ao disco, a letra apresenta um sujeito que se percebe dentro de uma sociedade como a de Admirável Mundo Novo, mas que não se encaixa a ela.

"Pane no sistema alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema "

E culmina num refrão que parece até meio ingênuo sem o contexto, que é como se fosse uma voz interior ou mesmo outra pessoa aconselhando que esse sujeito se liberte, fazendo escolhas normais do dia a dia, escolhas essas que foram abandonadas pelas pessoas do mundo de Huxley.

"Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva.
Pense, fale, compre, beba
Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga."

Mas as citações literárias não param por aí, há outra música no disco com uma citação um pouco menos popular mas igualmente "cabeçuda" e que crítica a sociedade. Dessa vez a roqueira toma emprestadas as palavras do filósofo inglês Thomas Hobbes para compor o estribilho de O Lobo.

"O homem é o lobo do homem!"

Hobbes usou a máxima no livro Leviatã, onde tece suas teorias sobre a espécie humana e afirma que o homem é seu próprio predador, ou seja, o lobo do homem. É interessante dizer que o nome do livro é uma referência a um monstro marinho bíblico homônimo. No Antigo Testamento o Leviatã aparece pela primeira vez no livro de Jó no capítulo 41. Mas sua aparência vai se modificando ao longo de suas aparições. Ele já foi descrito como Dragão Marinho, Crocodilo, Serpente e Polvo.

Segue o clipe de Admirável Chip Novo que reforça o tema da canção e retrata a banda tocando como se fossem robôs e são desligados ao final do vídeo.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo