#ProjetoDeLeitura - Os Miseráveis (Tomo 1 - Fantine)



Hey pessoal! Ontem terminou oficialmente o prazo para a leitura da primeira parte do livro Os Miseráveis, intitulada Fantine. Por isso hoje venho falar um pouco das minhas primeiras impressões e o que estou achando da leitura do livro.

Para começar queria dizer que quem se sente temeroso só pelo tamanho desse livrão, pode deixar o medo de lado, porque a leitura é extremamente agradável! A gente sempre pensa que clássicos são complicados e cansativos de ler, mas me surpreendi muito com Os Miseráveis. A leitura está sendo muito gostosa e nem um pouco cansativa.

Pois bem, esse primeiro tomo começa contando a história do Bispo de Digne, responsável pela mudança drástica na vida de Jean Valjean. É a partir do encontro com o bispo que Valjean, um ex-forçado, condenado por roubar um pão, assume uma nova identidade (Sr. Madeleine) e torna-se o homem mais importante de uma cidadezinha da França (Montreuil-sur-Mer).

É também neste primeiro tomo que conhecemos Fantine, uma jovem costureira que é abandonada pelo amante com uma filha nos braços. Diante dessa dificuldade, Fantine deixa sua filha com um casal de estalajadeiros corruptos, que levam a pobre mulher à miséria, por pedirem mês a mês, sempre mais dinheiro para os cuidados com Cosette. Fantine chega a vender os cabelos e os dentes acreditando estar ajudando a filha.

Mesmo tendo mudado de vida e cheio de bons feitos, Jean Valjean é descoberto e perseguido por Javert, um inspetor de polícia rígido e de certa forma obsessivo. Após ser denunciado por Javert, Valjean se entrega para salvar a vida de Champmathieu, que estava sendo condenado em seu lugar. Mesmo assim, já no final do tomo, Valjean foge da cadeia e vira motivo de difamação na cidade que ajudou a enriquecer.

Até agora, Os Miseráveis tem me feito pensar muito na nossa sociedade. Acho incrível como Victor Hugo pode ser tão atual. Alguns quotes que destaquei no livro podem muito bem servir para descrever o nosso tempo e isso é chocante. Victor Hugo fala de uma sociedade miserável, que passava por sérias dificuldades após o período do Absolutismo e do Império Napoleônico. 200 anos depois, ainda vivemos misérias, injustiças, desrespeitos, preconceitos.

Por enquanto é isso que tenho para falar. Agora em maio começo a leitura do segundo tomo, Cosette, e volto no final de junho para falar mais um pouco. ;) Mais alguém aí está acompanhando esse projeto de leitura?

Se você quiser saber mais sobre esse projeto, clique aqui.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo