
Todo dia
David Levithan
Editora Galera Record
280p.
Skoob | Orelha de Livro
A é um ser sem gênero que acorda todos os dias no corpo de uma pessoa diferente. Num belo dia ele acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada. Até então A tentava não mudar a vida das pessoas em quem habitava por um dia, para que no dia seguinte tudo seguisse da mesma forma, porém ele se apaixona por Rhiannon e passa a tentar encontrá-la todos os dias, não importa o que isso provoque para os seus hospedeiros.
Por si só a premissa do livro já é incrível, mas Todo dia é ainda mais! O livro é lindo, fala do amor na sua forma pura, sem levar em conta gênero, raça, sexo, cor e qualquer outra característica física. O que interessa aqui não é o porquê A acorda cada dia em um corpo diferente, mas refletir sobre a diversidade, se colocar no lugar do outro, entender que cada um lida com seus problemas de uma forma e que não existe problema maior que o outro.
Esse livro estava parado na minha estante há um tempão e que bom que peguei nesse momento para ler! Foi uma leitura muito gostosa. É o primeiro do David Levithan que leio e já estou apaixonada. Tenho mais dois livros dele na estante e tenho certeza que serão os próximos a serem lidos. Esse cara tem o dom, viu!

Acho que o fato de o primeiro corpo que ele habita no livro ser um menino me fez imaginar A como um menino (sem contar a tradução que usa o artigo 'o' quando se refere ao personagem). Provavelmente ler o original em inglês deve fazer mais sentido, por ter um artigo neutro. Mas também não faz tanta diferença assim, né? O autor consegue muito bem passar a mensagem e nos fazer ficar dias refletindo.
Indico de olhos fechados! Vale muito muito a pena. ;)