Página #22 - A Lista Negra (Jennifer Brown)

A Lista Negra
Jennifer Brown
Editora Gutemberg
272p.

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? É assim que se inicia a sinopse oficial do livro de Brown. Intrigante, não?

A lista negra foi, talvez, o livro que eu mais desejei ler no ano passado (sim, esse texto está saindo tardiamente), por todos as resenhas e vídeos que vi sobre ele. E acho que demorei tanto para escrever, pois precisava colocar os pensamentos em ordem e formar uma opinião concreta.

Pois bem, a opinião ainda não está 100% formada, mas vou tentar falar um pouco sobre ele. O livro narra o retorno de Valerie a escola, depois do massacre ocorrido lá. Tudo começa quando Nick, o namorado de Valerie, vai tirar satisfações com Christy por ter quebrado o MP3 da garota. Porém, esse 'tirar satisfações' não era algo tão simples quando parecia.

O casal, que sofria bullying na escola, havia criado uma lista, chamada de Lista Negra, onde escreviam o nome de todas as pessoas que já haviam feito algum mal a eles, entre esses nomes estavam o de alunos da escola, professores e também celebridades. Christy é uma das listadas, pois Valerie já não aguentava mais suas provocações. Nick, então, vai conversar com a garota para terminar com todo o sofrimento de sua namorada. Para isso, leva para dentro da escola um arma e começa a atirar em vários alunos que tinham seus nomes na lista. Desesperada, Valerie tenta fazer com que Nick pare com aquilo, dizendo que a Lista era apenas uma brincadeira e acaba salvando uma das garotas que a perturbava.

Para piorar ainda mais a situação, Valerie leva um tiro de Nick e vai parar no hospital. Ela é internada na ala psiquiátrica, para se recuperar também do trauma sofrido, pois acreditam que ela possa ter impulsos suicidas. Ao voltar para a escola, Valerie tem de aprender a conviver com ainda mais bullying, já que agora todos os seus colegas acreditam que ela era cúmplice de Nick e arquitetou todo esse massacre junto com o garoto.

Esse livro é forte, hein! Eu não costumo gostar de livros que tem como tema o bullying, porque acho tudo muito parecido, mas A Lista Negra me balançou. Ler a história de Valerie e Nick sob a perspectiva dela é o que faz toda a diferença. Porque a narrativa se torna envolvente e acabamos sofrendo junto com os dois. Atirar em alguém não é uma ação justificável, para mim, mas... Como faz quando você está dentro da cabeça desses dois??

Eu me envolvi tanto com a história do casal que em vários momentos senti ódio dos outros personagens e quis fazer alguma coisa para ajudá-los. Quis tirar da cabeça do Nick aquelas ideias malucas e fazer a Valerie perceber o que estava acontecendo ao seu redor. Dou 4 estrelas pro livro, pois acho que ele ainda poderia surpreender mais, principalmente com relação ao final. Mas está aprovadíssimo! Se você já leu A Lista Negra, escreve aí nos comentários o que você achou.

Até a próxima. :)
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Descobri esse livro há alguns anos em uma feira do livro na escola mas, mesmo achando a premissa bem interessante, ainda faltava alguma coisa pra ir pra minha wishlist.
    Sua resenha me deixou ainda mais curioso hahah

    Abraços, Adan
    mundosnaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo