Nárnia x Narnia

Para o mês do Natal nada melhor que uma postagem temática, ou quase isso, por esse motivo escolhi uma banda de White Metal (gênero do heavy metal voltado para o Cristianismo) que além de ter a Bíblia como inspiração também tem forte influência do Universo criado pelo teólogo e escritor inglês C.S.Lewis em As Crônicas de Nárnia e talvez a maior prova disso esteja no nome da banda...

Narnia é uma banda sueca de Heavy Metal/Progressive Metal, fundada em 1996 e que encerrou as atividades em 2010. Mesmo com pouco de tempo de existência, quase 15 anos, e sem fazer parte do primeiro escalão do Heavy Metal, a Narnia é muito respeitada entre os fãs do gênero sobretudo pelo virtuosismo de seus membros, em especial, Carl Johan Grimmark, o guitarrista que tinha apenas 19 anos durante a gravação do primeiro disco da Banda chamado Awakening (Despertar) de 1998.

As Crônicas de Nárnia são dividas em 7 livros os quais narram as aventuras dos irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia nas terras de Nárnia. Nárnia é uma espécie de universo paralelo, uma vez que as crianças viajam para lá, com uma ambientação inspirada na Idade Média europeia, ou seja, há castelos, reinos, bosques, nobreza, guerreiros de Armadura, ferreiros e etc. Mas o personagem principal, ainda que as histórias não se foquem nele, é o leão, Aslam, uma espécie de messias em Nárnia. Para muitas pessoas Aslam é uma alegoria de Jesus Cristo. Há várias semelhanças entre Cristo e Aslam. Uma delas é o fato de que alguns Narnianos se referem a Aslam como Filho do Imperador de Além Mar, assim como algumas pessoas se referem a Cristo como O Filho de Deus. Mas minha semelhança favorita entre eles está no livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Aslam sacrifica-se no lugar de Edmundo para livrá-lo da morte na Mesa de Pedra, o que assemelha-se com o sacrifício de Jesus no Calvário para nos libertar do sofrimento eterno.
Capa do Awakening (Google Imagens)

Voltando à banda, na capa de Awakening, o Leão é retratado já renascido por sobre a Mesa de Pedra agora partida. Dos oito discos lançados pela banda somente dois não têm um leão na capa, sendo um deles um Ao Vivo na Alemanha. As referências à Nárnia são constantes nas letras, mas vale citar as mais óbvias, a instrumental The Return of Aslan (O Retorno de Aslam) presente no disco Awakening e Gates of Cair Paravel (Os Portões de Cair Paravel), Cair Paravel é o castelo onde os reis de Nárnia vivem, do disco Long Live The King (Vida Longa ao Rei), que também é uma referencia aos livros.

Por hoje é isso, Feliz Natal e muitas felicidades a todos. Feliz 2014 e até breve.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Que legal, eu ainda não conhecia esta banda, adorei!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo