Páginas Vs. Frames // O lado bom da vida

Pode, sim, conter spoiler!


Conhecemos Pat no dia de sua saída do "lugar ruim", um hospital psiquiátrico, quando sua mãe vai buscá-lo. Não sabemos porque Pat foi para lá, mas logo descobrimos sua obsessão por Nikki, sua ex-esposa. O livro é narrado por ele, por isso é ele mesmo quem nos conta como era sua relação com a esposa. Pat era muito grosso e sem paciência e acredita que, "praticando ser gentil em vez de ter razão" conquistará sua esposa de volta, acabando com o "tempo separados".
Ao sair da clínica, Pat vai morar com seus pais e percebe que muitos anos se passaram e que ele não se lembra de nada. Ele passa a frequentar sessões de terapia, com o doutor Cliff, de quem vira amigo. Pat, com o tempo, redescobre sua paixão pelo time de futebol americano Eagles, por meio do qual consegue restabelecer, ainda que precariamente, sua relação com o pai e com o irmão. Ainda tentando se adaptar fora do "lugar ruim", Pat volta a conversar com seu melhor amigo Ronnie e aceita um convite para jantar em sua casa. Nesse jantar Ronnie, já com segundas intenções, lhe apresenta Tiffany, sua cunhada. Ela também passara por um momento difícil e estava se recuperando.
Tiffany é daquelas que fala o que tem pra falar na cara e assusta Pat em alguns momentos. A garota o persegue todos os dias, durante sua corrida diária e, aos poucos, eles vão estabelendo uma relação de amizade bem sincera. É Tiffany quem o ajuda a superar Nikki e mostrar para Pat o final feliz de seu próprio filme.
Eu estava bem curiosa para ler esse livro já fazia meses e finalmente consegui! Dei nota 4 no Skoob, pois achei ele meio enrolado em algumas partes e o final me decepcionou um pouco, acho que acabou bruscamente e podia ter continuado por mais algumas páginas. Também me irritei um pouco com as repetições de Pat ("estou praticando ser gentil em vez de ter razão" e o grito de guerra dos Eagles exaustivamente repetido "AAAAAAAAAAAhhhhhhhhhhhhh"). Ao mesmo tempo, entendo o porquê do autor colocar essas repetições no texto, afinal é isso que nos mostra a obsessão na mente de Pat e através disso podemos perceber sua "melhora". O livro foi meio perturbador pra mim, sentia vontade de bater no Pat e mostrar pra ele que a Tiffany estava ali, que a Nikki nunca iria voltar!! Que agonia, meu Deus! As respostas que eu procurava só vieram no finalzinho do livro, isso fez com que eu quisesse ler mais e mais.
A história do Pat é muito bonita e a narrativa, por ser feita a partir da perspectiva do próprio Pat, faz a gente se envolver com ele, sentir as aflições que ele sente e querer acabar com isso tudo logo.
obs: li O Lado Bom da Vida em e-book, por isso não posso falar sobre a edição

Vs

Acho que toda essa impressão que tive do livro, foi por já ter visto o filme há um tempo atrás. Como só lembrava da história central do filme, nem me preocupei com isso. Porém, percebi que o filme trata a história de uma maneira bem mais rápida. Agora, depois de ler o livro e assistir ao filme novamente consegui ter isso claro. A experiência foi engraçada, porque em um momento eu gostava mais do filme e em outro do livro, e permaneço sem ter uma preferência definida. Como já falei, o filme trata os acontecimentos de forma beeem mais rápida, tanto que nos 20 primeiros minutos talvez até menos, tudo o que esperamos até o final do livro para descobrir é apresentado assim, na lata... Ai você pensa: Tá, e agora? Acabou o filme?
E é aí que vem a parte interessante. O filme nos dá uma outra perspectiva da história do Pat, bem diferente daquela tratada no livro. Dessa vez, Pat tem consciência do seu problema, entende porque foi mandado para a clínica, porém continua obcecado com a ideia de recuperar sua esposa. Tiffany é posta em sua vida com a mesma intenção do livro e o relacionamento dos dois se dá praticamente com os mesmos objetivos.
Outra aspecto bem diferente é a relação dele com o pai e com o irmão. Como no filme Pat só permanece na clínica durante alguns meses, parece que a relação entre eles não foi tão afetada.

Referências

Filme: O lado bom da vida. David O. Russell. Estados Unidos, 2012
Livro: QUICK, Mathew. O lado bom da vida. Editora Intrínseca, 2013
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Oie :)

    Eu só assisti o filme de O Lado bom da Vida até hoje. Nunca li o livro mas tenho muita vontade falta é tempo hehehe. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel! Nem precisa de muito tempo pra ler O Lado Bom da Vida. É uma leitura bem tranquila, dá pra ler rapidinho. :)

      Excluir
  2. Oii Petra!
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Assisti o filme a um tempo atrás e gostei bastante. Como você disse que o livro é um pouco mais profundo, acredito que irei gostar também. :)

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo