Trilha Sonora - Evergreen Terrace x Clube da Luta

"Todos nós fomos criados vendo televisão para acreditar que um dia seríamos milionários, e deuses do cinema, e estrelas do rock. Mas nós não somos. Aos poucos vamos tomando consciência disso. E estamos muito, muito revoltados."
Você sabe dizer quem é o autor dessa frase? Se sua resposta foi: Tyler Durden, parabéns, você não está totalmente errado. A mente por trás dessa frase é Chuck Palahniuk, o autor de Clube da Luta, de 1996. Que tráz Tyler Durden como um dos personagens principais. No livro acompanhamos a história pelo prisma de Jack, um representante de uma companhia de seguros, insatisfeito com sua vida, com seu trabalho e com as constantes viagens que faz em razão do mesmo. Numa dessas viagens Jack conhece Tyler, um sujeito desbocado e incomum, que provoca um estranho fascínio em Jack. A partir daí a amizade dos dois nasce junto a uma série de eventos chocantes, como a criação de um Clube da Luta, a formação de um grupo terrorista e espécie de conspiração global.

O sucesso do livro foi instantâneo. Uma adaptação para o cinema saiu em 1999, apenas 3 anos depois do livro. Mesmo o filme contando com Brad Pitt (Tyler) e Edward Norton (Jack) nos papeis principais, não atingiu um grande número nas bilheteiras. Mas devido ao conteúdo controverso do enredo, ao chegar nas locadoras teve todo o público que não viu na telona e ganhou o status de Cult.

Em julho de 2001 a banda de hardcore/metalcore, Evergreen Terrace, lançou seu primeiro disco chamado: Losing All Hope Is Freedom (Perder toda esperança é liberdade), que é uma citação de Tyler Durden. Frase original: "Eu encontrei a liberdade. Perder todas as esperanças era liberdade."
Mas as referências não param por aí, há mais duas músicas nesse álbum que deixam claro que existe um interesse no trabalho de Chuck, e são elas: In My Dreams I Can Fly (Nos Meus Sonhos Eu Posso Voar), que possui na faixa o áudio de uma conversa extraída do filme; e Look Up at the Stars and You're Gone (Olhe para cima, para as estrelas e você se foi), que faz referência direta ao livro, num momento que Jack está numa estrada durante a noite, de onde só é possível ver as estrelas. Tal situação não ocorre no filme. Não vale a pena colocar as letras aqui pois elas não fazem nenhuma citação direta ao livro, é mais uma questão de identificação nos temas.

Os caras do Evergreen Terrece são realmente apaixonados por cultura pop e pelo Chuck Palahniuk. No segundo disco dos caras há mais duas músicas sobre um livro de Chuck, mas dessa vez é Survivor (Sobrevivente), de 1999, e uma sobre outro filme cult, O Grande Lebowski. Uma última curiosidade sobre a banda que confirma esse gosto por cultura pop: o nome da banda foi tirado dos Simpsons, o endereço da família mais amada (e odiada) da TV é 742 Evergreen Terrace. E me desculpem por quebrar a primeira regra do Clube.

Evergreen Terrace - In My Dreams I Can Fly


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo