Evento Literário // 32ª Semana Literária SESC e 11ª Feira Universitária do Livro UFPR

Essa semana está acontecendo em Curitiba e outras cidades do estado do Paraná a Semana Literária SESC juntamente com a Feira Universitária do Livro da Editora UFPR. Eu já dei uma passadinha por lá algumas vezes e participei de algumas mesas-redondas, então vim mostrar um pouquinho disso pra vocês.

Ler para quê?


Simplesmente pela fruição artística, pelo entretenimento, para ampliar o conhecimento, para o aprimoramento profissional, para desenvolver a empatia, descobrindo novas e melhores formas de relacionamento pessoal. De algum modo, todas as maneiras e intenções de leitura nos conduzem a um mesmo ponto: ampliar o repertório cultural e possibilitar o contato, mediado pela palavra, com outras formas de existência e de visão de mundo. Então, nada mais apropriado que dedicar um grande evento literário que dê voz ao tema “leitura e leitor”. Esse é o assunto central da 32ª Semana Literária Sesc e 11ª Feira Universitária do Livro Editora UFPR, evento que acontece entre os dias 16 e 21 de setembro, simultaneamente, em Curitiba e em mais 20 cidades do estado.

A parceria entre Sesc Paraná e Editora UFPR começou no ano passado e deu muito certo. As duas instituições estão empenhadas num mesmo objetivo: contribuir para a formação de novos leitores, ampliar o acesso a bens culturais – em especial ao livro -, e criar cenários para o debate de temas literários, culturais e científicos, favorecendo, com isso, a formação de educadores, estudantes e comunidade.
Outro aspecto relevante é que o evento, em Curitiba, promove a ocupação de uma importante área pública: estamos falando da Praça Santos Andrade. Literalmente, o evento opera uma “invasão” da praça, com ações culturais que levam benefícios significativos para o centro da cidade, para o comércio do entorno e para a sociedade em geral. No interior do estado, o evento não perde o vigor. A programação é aguardada com expectativa e marca o calendário cultural das cidades.
Em 2013, além de debater o tema “Cadê o Leitor?”, o evento faz ainda homenagem ao escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós (1944 – 2012), por sua relevante contribuição à literatura dedicada às crianças e por seu engajamento político-social por um “Brasil Literário”.
A partir desta edição, o evento terá também um patrono. Uma forma de homenagear uma grande personalidade da literatura paranaense. Manoel Carlos Karam (1947 – 2007), com sua vigorosa produção literária, abrirá o ciclo de patronos.
Durante os seis dias do evento, em Curitiba e nas 20 cidades paranaenses, o público poderá participar, entre outras atividades, de uma diversificada programação, com mesas-redondas, palestras, seminários, bate-papo com grandes nomes da literatura nacional, lançamento de livros, contação de histórias, além de conhecer os lançamentos do mercado editorial nos estandes das livrarias e editoras universitárias.

O espaço da feira está realmente lindo e a ocupação da praça deu super certo! A programação está ótima, cheia de mesas-redondas, palestras, oficinas, debates, contação de histórias... enfim, tem uma infinidade de coisas pra se ver. O espaço conseguiu juntar editoras universitárias, sebos e livrarias da região e ainda tem um espaço reservado para a Biblioteca Pública do Paraná e para o SESC. Num desses espaços está um estande para troca de livros, que eu achei sensacional. Descobri que esse espaço é permanente no SESC Centro aqui em Curitiba! Maravilha né?








Infelizmente, não achei os preços convidativos. Anotei alguns títulos que eu queria e depois fui pesquisar na internet pra ver se realmente valia a pena e encontrei títulos com um preço bem menor no site das próprias editoras.

Então, se você mora por aqui ou está a passeio, dê uma volta por lá! A feira vai acontecer até sábado, ainda dá tempo de ver muita coisa. Se quiserem mais informações, acessem o site do evento (aqui).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo