#DesafioJaneAusten - Razão e Sensibilidade


Mais um livro lindinho da Jane Austen! Razão e Sensibilidade é o segundo livro da autora que eu leio, porém foi o primeiro a ser publicado, em 1811. Nesse romance, Austen conta a história de Elinor e Marianne Dashwood, que após a morte de seu pai, têm suas vidas mudadas, pois todas as propriedades da família passam para o nome do seu meio-irmão John, filho do primeiro casamento do Sr. Dashwood. O problema é que John não cumpre a promessa feita ao pai, ele deixa de sustentar suas irmãs, fazendo com que elas optem por procurar outra residência.

No meio dessa dificuldade financeira, Jane Austen não podia deixar de encaixar um belo romance. E, neste caso, temos romance em dose dupla! Enquanto Marianne tem uma paixão fervorosa por Willoughby, Elinor nutre um amor contido por Edward. Porém, elas passam por desilusões com seus amados, que vão provocar reviravoltas emocionantes na história.

Mais uma vez me senti muito envolvida com a escrita de Jane Austen. Obviamente que não é uma leitura ágil, mas é impressionante como a autora brinca com as palavras. A proposta do título, de contrapor a razão e a sensibilidade, é muito bem trabalhada. Elinor e Marianne são muito diferentes e representam claramente os dois lados.

Outro fato que chama muito a atenção é a ironia da autora em relação aos costumes da época. Ela fala de uma sociedade do século XIX, que se importava sobretudo com o status social e com as finanças, onde os relacionamentos eram construídos com base nesses valores. Se pararmos para pensar, não estamos muito longe disso agora, no século XXI, né?

Enfim, Razão e Sensibilidade foi uma leitura ótima e repleta de reflexões.

Vs.

Quanto a adaptação, de 1995, só posso dizer que é perfeita! *-* O roteiro é excelente e conseguiu passar pras telas exatamente o que o livro quer (ponto para a atriz Emma Thompson, que escreveu o roteiro e que também interpreta a Elinor no filme). Os cenários são espetaculares, os figurinos muito muito lindos! Eu fico impressionada como as obras da Jane Austen são tão bem adaptadas para o cinema.

Os atores estão muito bem também. Em alguns momentos me incomodei um pouco com os estereótipos, mas só depois entendi que esse fato fez ficar muito mais intensa a ironia da história, que eu comentei ali em cima.

Para aqueles que não leram o livro, não há problema algum de entendimento, pois tudo acaba ficando bem explicado. Claro que aqueles que já leram, vão perceber alguns pontos a mais, como algumas explicações do final, mas vale muito a pena! É um filme encantador, que traz um romance diferente dos filmes mais atuais.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo