TOP 5 - Dia da Televisão

Hey pessoal! Tudo bem com vocês?

Não sei se vocês sabem, mas dia 11 desse mês é comemorado o Dia Nacional da Televisão. Embora a primeira transmissão televisiva tenha acontecido no dia 26 de fevereiro de 1926, esta data faz referência a Santa Clara, considerada a padroeira da TV.

No Brasil, a televisão só chegou em 1950, com a criação da TV Tupi, primeira emissora nacional. E até 1954, as transmissões eram em preto e branco. De lá pra cá, a televisão brasileira foi se profissionalizando e hoje é referência mundial quando o assunto é dramaturgia. Segundo o IBGE, 90% da população brasileira conta com uma aparelho desse em sua casa, mas, infelizmente, esse dado é resultado da baixa escolaridade e da falta do hábito de leitura entre os brasileiros.

Pesquisando sobre esse assunto nessa semana, me deparei com uma infinidade de novelas e minisséries baseadas em obras literárias. A maioria, mais antigas, mas algumas ainda muito recentes. Isso me fez pensar que, talvez se esses dados fossem muito mais divulgados, poderíamos tentar estimular a leitura dos livros no qual esses produtos áudio-visuais foram baseados, principalmente por aqueles que não perdem um capítulo e realmente gostam das histórias. Vocês concordam comigo?

Pensando nisso, separei aqui 5 novelas e minisséries baseadas em livros. Espero que gostem!


Capitu
Baseada no romance clássico de Machado de Assis, Dom Casmurro, Capitu foi uma minissérie exibida pela Rede Globo em 2008 em homenagem ao centenário de morte de Machado de Assis. Esta minissérie foi a segunda produzida pelo Projeto Quadrante, que visa levar a literatura brasileira para as telas da TV.

Para quem não teve a oportunidade de assistir na TV aberta, é possível encontrar a serie pra vender em DVD e, também, para baixar.





O tempo e o vento

A primeira versão dessa minissérie foi exibida em 1985, pela Rede Globo, e, apesar de levar o nome da trilogia homônima de Érico Veríssimo, contava apenas a história do primeiro volume, Continente. A segunda versão, entretanto, foi exibida em 2014, em formato de microssérie, com 3 capítulos. As duas podem ser encontradas para vender em formato DVD, também.





Cabocla
Também exibida pela Rede Globo, a novela Cabocla já teve duas versões, uma em 1979 e a outra, mais recente, em 2004. Esta novela foi baseada no romance de Ribeiro Couto, de mesmo nome.




O canto da sereia
É a escolha mais recente dessa lista, exibida em 2013. Foi baseada no romance policial de Nelson Motta, publicado em 2002, e já foi reprisada pela Rede Globo no início desse ano. Antes mesmo de ir ao ar, a minissérie já causou polêmica, por fazer referências ao candomblé e, após, pela forma como mostra o carnaval baiano e a cidade de Salvador. Tanto que a segurança das cantoras durante o carnaval de 2013 foi reforçada.




Essas mulheres
Exibida pela Rede Record em 2005, a novela Essas Mulheres é baseada em três obras de José de Alencar, Senhora, Diva e Lucíola. Para que pudessem reunir as três histórias, algumas adaptações foram feitas com relação aos personagens. Esta novela já foi exibida por outras emissoras em vários países da América.




Referências [1, 2, 3]
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo