Página #13 - Os Sofrimentos do Jovem Werther (Goethe)

Os Sofrimentos do Jovem Werther
J. W. von Goethe
Editora Estação Liberdade
180p.
Skoob | Orelha de Livro

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um clássico da literatura mundial lançado em 1774. Este livro inaugura o chamado Romantismo Alemão e tem um tom autobiográfico. Algumas biografias do autor apontam a paixão avassaladora pela noiva de um colega e a (quase) tentativa de suicídio, como momentos emblemáticos para a construção dessa história.

O romance epistolar escrito por Johann Wolfgang von Goethe, conta a história de Werther que, por motivos de trabalho, encontrava-se distante de sua família, porém permanecia conversando com seu amigo Wilhelm através de cartas. A partir delas conhecemos Lotte, a amada do protagonista, que estava prometida a Albert. Com o tempo, Werther se apaixona cada vez mais por Lotte e nutre uma admiração por Albert. Sua paixão é correspondida, mas por não conseguir aguentar o noivado de Lotte, Werther se muda para outra região.

Infelizmente, Werther não suporta ficar longe da moça e volta para o convívio dela e de sua família. Mesmo gostando dele, Lotte lhe repele, pede para que ele nunca mais a visite. Louco de amor, Werther se despede e decide suicidar-se, pois sua vida já não teria mais sentido.

Na época do lançamento do livro ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios em decorrência da escrita profunda de Goethe. Esse foi o principal motivo pelo qual eu desejava ler o livro. Fiquei curiosa para entender o que esse livro tinha de tão profundo para causar tanto desespero nos jovens da época. Porém (felizmente ou infelizmente, não sei), eu não senti essa comoção toda. Não vou negar que o livro é realmente muito bem escrito e merece ser chamado de clássico, mas acredito que o sentimento despertado naquela época é bem diferente do que sentimos hoje.

Para vocês terem ideia, apesar da curiosidade, eu tinha receio de ler o livro e ficar meio abalada. Isso não ocorreu, ao contrário, a leitura fluiu muito bem e quando o livro acabou eu nem acreditei, de tão curto que ele é. Achei muito interessante a discussão que o Goethe levanta sobre a paixão doentia e o ciúme e também sobre as razões para se viver. É legal perceber como o tempo mudou nossa percepção com relação aos relacionamentos.

Enfim, para quem gosta dos clássicos, essa é, sem dúvida, uma ótima opção!

*Li Os Sofrimentos do Jovem Werther através do grupo do Livro Viajante no Skoob.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo