Trilha Sonora - O Apanhador no Campo de Centeio

Hoje é Sexta-feira 13 e, para não sair do clima de terror e medo, hoje não vou me focar em falar de um artista/música que tenha se inspirado ou citado livros, mas, vou falar de um livro que além de ter servido de inspiração para muitos artistas também é acusado de ter inspirado assassinos, de ter parte importante numa conspiração e de enlouquecer seus leitores. E o livro que me fez mudar o assunto, e de certo modo, o foco da minha coluna é O Apanhador no Campo de Centeio.



O Apanhador no Campo de Centeio foi escrito por J. D. Salinger e publicado primeiramente numa revista entre 1945 e 1946. Anos depois, em 1951, o romance foi editado e lançado no formato de livro. Em 2005 apareceu na revista Times na lista dos Melhores Romances em Língua Inglesa.

O romance narra a história de Holden Caulfield, um jovem inteligente e gozador, ainda que meio mal humorado e rebelde, que não se entende direito e nem o mundo ao seu redor. A história vai tomando forma a partir do momento em que Holden é expulso do internado onde estuda e tem voltar para casa. Ao invés de ir direto para casa, Holden se lança em uma aventura em busca de amizade, de emoção, de compreensão e auto-compreensão.

O Apanhador no Campo de Centeio já foi citado pelo Green Day na música Who Wrote Holden Caulfield (Quem Escreveu Holden Caufield); pelo Guns'N'Roses na música Catcher In The Rye, que é o título original do livro em inglês; a banda Dance Of Days tem a música Caulfield; o Pearl Jam tem a música In hiding e, por último, vem a banda, The Caulfields. Mas, infelizmente, a obra de Salinger não ficou marcada para sempre na música pelas canções para as quais serviu de inspiração. No 8 de dezembro de 1980, John Lennon, o eterno líder dos Beatles e pacifista, foi assassinado por Mark Chapman na porta do prédio onde morava em Nova Iorque. Reza a lenda que após atirar no cantor, Mark não fugiu, só caminhou até o outro lado da rua, se sentou no meio fio, tirou uma cópia de Apanhador no Campo de Centeio do bolso e começou a ler. A bizarrice podia parar por aí, mas após ser preso Mark afirmou que estava prestes a cometer suicídio quando começou a ler o livro e que o livro indicou à matar John Lennon. No ano seguinte, no dia 30 de abril, o atirador que tentou matar o então presidente americano, Ronald Reagan, também afirmou ter sido convencido à tentativa de homicídio pelo livro.

Esses dois casos servem como base para várias teorias de conspiração envolvendo o livro. Algumas afirmam que o livro é apenas o gatilho para pessoas que tem em si o instinto assassino, ou misantropia; Outras dizem que o próprio livro se encarrega de enlouquecer as pessoas. Outra morte relacionada, que é sempre lembrada é a da atriz e modelo Rebecca Schaeffer. Rebeca foi baleada e morta pelo fã, Robert John Bardo, que a seguiu por 3 anos antes de agir. Ele também tinha uma cópia do livro consigo quando cometeu o crime.

Eu, quando o li, estava com um puta medo. Mas gostei bastante e até recomendo. Só espero não ser assassinado por isso. Separei alguns links para quem ainda está curioso sobre o livro.
Abraço a todos e boa leitura.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Ola, sei que este livro é meio que um clássico, mas nunca fui meio chegada em terror/suspense! Mas esta resenha e todas estas teorias me deixaram mega curiosa!

    Quando tiver a oportunidade quero ler o livro!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu sou doida para ler este livro, só leio resenhas positivas e espero gostar assim como grande parte dos blogueiros rs.
    Amei saber mais sua opinião (=

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo