TOP 5 // Subgêneros do suspense


Na literatura, o gênero Suspense ou Thriller tem como principais elementos o suspense, a tensão e a excitação. Os livros desse gênero são carregados de cenas de perseguição e os autores fazem de tudo para prender a atenção dos leitores. Como o gênero é muito abrangente, ele é normalmente dividido em subgêneros, que facilitam muito a nossa vida! Hoje vou apresentar pra vocês 5 desses subgêneros, que eu acredito serem os principais.


Conspiração
Quando penso nesse subgênero, a primeira coisa que me vem à cabeça são os livros de Dan Brown. Nos thrillers de conspiração normalmente os personagens principais são jornalistas ou investigadores que acabam descobrindo uma grande conspiração e colocam sua vida em risco, pois se tornam o alvo dos conspiradores. Os autores costumam se utilizar de fatos históricos como forma de aumentar a complexidade da trama. Típico do professor Robert Langdon, personagem famoso de Dan Brown, não acham?
Outros autores: Glenn Beck, Christopher Reich, Clive Cussler, G.L.Barone



Psicológico
Nos thrillers psicológicos o foco principal são as capacidades mentais dos personagens, mais que sua força física. Os flashbacks são muito utilizados pelos autores para mostrar os acontecimentos que influenciaram o comportamento dos personagens e a tendência é que, ao longo da narrativa, sejam mostrados a percepção de mundo do personagem, as tentativas de distinguir o que é real ou não e a busca por sua identidade. Por tudo isso, normalmente a narrativa é em primeira pessoa, mostrando os eventos do ponto de vista dos próprios personagens.
Autores: Lisa Gardner, Elisabeth Haynes, Gillian Flynn



Criminal/Policial
Esse é com certeza o meu subgênero favorito do Suspense! Nesse gênero a estrutura se apresenta basicamente com um crime (ou uma série deles), a investigação do caso e a revelação do bandido. Geralmente a empreitada fica a cargo de um detetive, como Sherlock Holmes ou Poirot. Nessas narrativas a impunidade não existe e não há crime sem uma solução. Medo, mistério, investigação, espanto, curiosidade sempre estão presentes.
Autores: Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Sidney Sheldon, Stieg Larsson



Médico
São aqueles thrillers em que o foco principal é uma doença misteriosa ou a vida de um médico, as vezes legistas ou da polícia científica. Os crimes pelos quais lutam são epidemias, erros médicos, experiências ilegais, ou até outros crimes fora do âmbito hospitalar.
Autores: Tess Gerritsen, Patricia Cornwell, Robin Cook



Jurídico
Os thrillers jurídicos são bem parecidos com os policiais, pois também apresentam um crime. A diferença é que eles são protagonizados por advogados e a maior parte do tempo a trama se passa em um tribunal. Os autores utilizam conceitos jurídicos específicos e as leis do país de origem, por isso esse tipo de situação é bem possível de existir realmente. 
Autores: John Grisham, Erle Stanley Gardner, Michael Connelly


~~~~
Ainda existem vários outros subgêneros do suspense, como os de aviação, comédia, desastre, paranormal, religiosos, românticos, enfim... a lista é imensa. Mas eu espero que com esses cinco que eu listei, eu já tenha conseguido despertar o interesse de vocês por esse gênero incrível. Ao longo do mês vocês ainda verão outros posts sobre o tema! Aguardem :)

Fontes: 1, 2, 3
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo