Páginas Vs. Frames // Para Sempre

Pode, sim, conter spoiler!

 Que livro mais gostoso de ler! Me surpreendeu totalmente, porque eu achei que seria mais um romance água com açúcar, mas não é só isso. Em Para Sempre Kim Carpenter narra como conheceu sua esposa e como conseguiu reconquistá-la após um acidente.

Kim e Krickitt se conheceram através de um telefonema, Krickitt era atendente em uma loja de produtos esportivos e Kim era treinador de um time de beisebol em busca de uniformes. Encantado com a voz de Krickitt, Kim passa a ligar pra ela todos os dias, até que a moça fica interessada nele também. Depois de muuuita conversa, eles resolvem se conhecer pessoalmente e, como não podia deixar de ser, engatam um namoro. Falando assim, tudo parece ter sido precipitado e rápido,  né? Mas não foi bem assim, não. Krickitt tem uma fé extraordinária e ora a todo o momento pedindo a Deus para que ela e Kim façam sempre a coisa certa. As decisões que eles tomam são todas muito bem pensadas e conversadas e isso me encantou muito na história, porque esse relacionamento não é baseado naquela paixão fogosa que faz loucuras sem pensar nas consequências. Ao contrário, os dois tomam as decisões de forma adulta e extremamente madura.

Acontece que, mesmo depois de tanto planejar, imprevistos acontecem. Dois meses após o casamento, em uma viagem no feriado de Ação de Graças, os dois se envolvem em um acidente e Krickitt entra em coma por algumas semanas. Quando desperta, parte da sua memória está perdida, Krickitt não se lembra de nada com relação a Kim. Pensem no choque e na tristeza que deve ter sido para ele passar por tudo isso! E é nesse momento que nos surpreendemos novamente. Ao invés de Kim ficar depressivo ou se afastar de Krickitt, ele tenta reconquistar a sua esposa e se mostra cada vez mais dedicado a ela. Infelizmente, a leitura foi, em alguns momentos, trabalhosa, pois Kim narra todos os procedimentos médicos pelo qual passou Krickitt.

Porém, o que realmente me encantou nessa história curtinha (144 páginas) foi a maturidade do relacionamento dos dois, a fé de Krickitt e a confiança que ela tem em Kim, mesmo sem lembrar dele. O livro é uma lição de maturidade, e pra mim essa é a palavra que define essa história tanto que já falei ela algumas vezes aqui. Não é uma simples história de amor com um final feliz, em Para Sempre o final feliz só é alcançado porque houve perseverança, compromisso, cuidado, crescimento, oração e fé.

Vs

No filme os personagens tem seus nomes trocados, o que não fez sentido nenhum pra mim. E a história é um pouco diferente. Leo e Page se conhecem em um estacionamento, ele tem um estúdio de gravação e ela é artista (escultora). Após o acidente, Paige perde a memória e Leo se vê perdido com a situação, pois Paige se reaproxima de sua família e de seu ex-noivo. Com o decorrer do filme, descobrimos que Paige era uma mulher totalmente diferente antes de se envolver com Leo e entendemos porque ela se afastou dessas pessoas. Mesmo assim, Leo não se cansa ao tentar reconquistar sua esposa.

A essência da história é a mesma tanto no filme como no livro, mas os acontecimentos ao redor são bem diferentes. Mas como criticar um filme que o próprio Kim Carpenter assim descreveu: "Embora houvesse várias diferenças, como geralmente acontece quando histórias reais são adaptadas para o cinema, a estrutura básica ainda estava lá, e Krickitt e eu achamos que era um retrato excelente da mensagem da nossa história. Eu cheguei até mesmo a chorar enquanto assistia ao filme" (p.133). Talvez por ser contado sob o ponto de vista de Kim, o livro evidencia mais seus sentimentos e a dor de passar por tudo aquilo. Acho que filme e livro se complementam, o filme nos mostra um romance que é capaz de superar obstáculos e o livro conta como foi, de fato, superar esses obstáculos.

Referências
Livro: CARPENTER, Kim e Krickitt. Para Sempre. Editora Novo Conceito, 2012.
Filme: Para Sempre. Michael Sucsy. Estados Unidos, 2012
*Li Para Sempre através do grupo do Livro Viajante no Skoob.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo