TOP 5 // Mês da Pátria

Oi de novo!
Daqui dois dias será comemorado o Dia da Independência e, por esse motivo, o mês de setembro é comumente chamado de Mês da Pátria. Pensando nisso, resolvi, hoje, falar de livros nacionais e trago aqui pra vocês cinco dos meus preferidos.

O Xangô de Baker Street – Jô Soares
Para todos os fãs da “literatura investigativa”, esse livro nos traz uma aventura de Sherlock Holmes no Brasil, não contada por Sir Arthur Conan Doyle. Quando um violino Stradivarius é roubado na cidade do Rio de Janeiro, quem é o primeiro detetive que lhe passa pela cabeça pra resolver o crime? Holmes, é claro! Assim, ele vem ao Brasil e resolve mais um de seus misteriosos casos.

Onze Minutos – Paulo Coelho
Acho que este pode ser considerado um livro hot, mas pra mim é um conto de fadas moderno e sensual. Onze Minutos conta a história de uma prostituta chamada Maria, desde sua infância e juventude, quando resolve ser essa sua profissão, até a fase adulta, buscando se reconciliar novamente com o amor. A história é linda e o Paulo Coelho escreve de uma maneira bem fácil.

Clarissa – Erico Veríssimo
A história se passa nos anos 1930 e nos traz uma situação bem comum ainda hoje. Clarissa é uma menina do interior, que vai para a cidade grande estudar e lá se deslumbra com o mundo e com as pessoas. Por trás disso, Veríssimo ainda apresenta o contexto do Brasil da época, de crise econômica, desigualdade e até preconceito racial. Este é o primeiro livro de uma trilogia, que continua com Música ao Longe e Um lugar ao Sol.

Dom Casmurro – Machado de Assis
E, outra vez, nos perguntamos: Afinal, Capitu traiu o Bentinho ou não traiu?
Quem já leu sabe do que eu estou falando e quem não leu, provavelmente sabe também, mas nem imagina a leitura maravilhosa que está perdendo. Dom Casmurro é muito perfeito, minha gente. Como pode um autor gerar tanta polêmica durante tantos e tantos anos? Não tem uma pessoa que eu conheça que não tenha ficado com essa pergunta na cabeça após ler o livro. O enredo é simples. Bentinho conta sua história, rememorando sua infância, lembrando como conheceu Capitu e seu amigo Escobar e a relação intensa entre os dois casais, Bento e Capitu e Escobar e Sancha. Mas é o modo de escrever de Machado de Assis e a narração em primeira pessoa que torna a narrativa tão instigante.

Em algum lugar do Paraíso – Luis Fernando Veríssimo
Nunca fui muito fã de crônicas e comecei a ler esse livro só porque havia ganhado de presente. Mas posso dizer que as crônicas de Veríssimo são muito bem escritas, o cara é realmente bom no que faz! Tenho lido sempre antes de dormir e estes tornaram-se momentos de reflexão, algumas vezes irônicos, outras bem-humorados. Veríssimo consegue, em poucos parágrafos, nos fazer pensar sobre diversos assuntos. Vale a pena mesmo!

E lá se foi mais um TOP 5. Deixem seus comentários aqui em baixo e bom feriado para todos!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo