PAULO COELHO em "O diário de um mago" #8

"Existem 3 palavras gregas para designar o amor. Hoje você está vendo a manifestação de Eros, aquele sentimento entre duas pessoas. (...)
Apesar de ser bom ou ser mau, a face de Eros nunca é a mesma em cada pessoa. (...)
Ninguém pode escapar de Eros. Todos têm necessidade de sua presença - apesar de muitas vezes Eros fazer com que nos sintamos distantes do mundo, trancados em nossa solidão."
p.82-3

"-O que é Philos?
- Philos é o amor sobre a forma de amizade. É aquilo que eu sinto por você e pelos outros. Quando a chama de Eros não consegue mais brilhar, é Philos que mantém os casais juntos."
p.85

"Aqui está presente uma das duas manifestações de Ágape. Não é a única, mas é uma das mais puras. Ágape é o amor total, o amor que devora quem o experimenta. Quem conhece e experimenta Ágape, vê que nada mais neste mundo têm importância, apenas amar. Este foi o amor que Jesus sentiu pela humanidade, e foi tão grande que sacudiu as estrelas e mudou o curso da história do homem. (...)
Para mim e pra você, que experimentamos outra forma de Ágape, esta vida aqui pode parecer dura, terrível. Entretanto, o amor que devora faz com que tudo - absolutamente tudo - perca a importância."

"Ágape é muito mais que gostar. É um sentimento que invade tudo, que preenche todas as frestas, e faz com que qualquer tentativa de agressão se torne pó."
p.90-1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo